Terminou a missão de reconhecimento do PT EMT do INEM e do Camões em Cabo Verde
A missão conjunta de reconhecimento e avaliação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Cabo Verde, terminou, com o regresso da equipa a Portugal no passado dia 11 de maio.
Em Cabo Verde desde dia 5, os dois profissionais do Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) do INEM fizeram o levantamento das necessidades daquele país e definir que tipo de colaboração o INEM poderá prestar na resposta à pandemia de COVID-19.
Durante sete dias, a equipa conjunta do INEM e do Camões teve um intenso trabalho de reconhecimento, recolha de informação e análise, permitindo agora elaborar um plano de ação concreto para uma eventual resposta de apoio àquele país. Entre as atividades desenvolvidas, a equipa esteve reunida com as autoridades de saúde locais, entre elas a Ministra da Saúde de Cabo Verde, o Diretor Nacional de Saúde e o Diretor do Instituto Nacional de Saúde de Cabo Verde. A equipa visitou também instalações de saúde, tais como o Hospital Dr. Agostinho Neto, na cidade da Praia.
O envio desta equipa foi realizado após um pedido do Governo Cabo-verdiano ao Governo Português e integra-se na execução do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, que se encontra em curso desde 18 de junho de 2020.
A equipa PT EMT do INEM está certificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Emergency Medical Team Tipo 1 Fixo (EMT T1 Fixo) e está integrada no Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Tem como objetivo prestar cuidados de saúde às populações afetadas por emergências complexas ou catástrofes, em apoio ao sistema de saúde local.
