13-05-2021

Terminou a missão de reconhecimento do PT EMT do INEM e do Camões em Cabo Verde

A missão conjunta de reconhecimento e avaliação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Cabo Verde, terminou, com o regresso da equipa a Portugal no passado dia 11 de maio.

 

Em Cabo Verde desde dia 5, os dois profissionais do Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) do INEM fizeram o levantamento das necessidades daquele país e definir que tipo de colaboração o INEM poderá prestar na resposta à pandemia de COVID-19.

 

Durante sete dias, a equipa conjunta do INEM e do Camões teve um intenso trabalho de reconhecimento, recolha de informação e análise, permitindo agora elaborar um plano de ação concreto para uma eventual resposta de apoio àquele país. Entre as atividades desenvolvidas, a equipa esteve reunida com as autoridades de saúde locais, entre elas a Ministra da Saúde de Cabo Verde, o Diretor Nacional de Saúde e o Diretor do Instituto Nacional de Saúde de Cabo Verde. A equipa visitou também instalações de saúde, tais como o Hospital Dr. Agostinho Neto, na cidade da Praia.

 

O envio desta equipa foi realizado após um pedido do Governo Cabo-verdiano ao Governo Português e integra-se na execução do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, que se encontra em curso desde 18 de junho de 2020.

 

A equipa PT EMT do INEM está certificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Emergency Medical Team Tipo 1 Fixo (EMT T1 Fixo) e está integrada no Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Tem como objetivo prestar cuidados de saúde às populações afetadas por emergências complexas ou catástrofes, em apoio ao sistema de saúde local.

imagem do post do Terminou a missão de reconhecimento do PT EMT do INEM e do Camões em Cabo Verde
Voltar