13-05-2021

COVID-19 | Realizados 2.521 transportes e 1.190 colheitas de amostras na primeira semana de maio

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) realizaram, de 2 a 8 de maio, 2.521 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2. Na mesma semana, as Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária (EEIP) do INEM recolheram 1.190 amostras biológicas para análise à COVID-19.

 

De acordo com as normas em vigor, a definição de caso suspeito de COVID-19 é qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Nesse sentido, na primeira semana de maio, os meios de emergência médica pré-hospitalar realizaram 2.521 transportes de suspeita de infeção por SARS-CoV-2. Concretamente, os meios afetos à Delegação Regional do Sul (DRS) registaram 990 transportes e os da Delegação Regional do Norte (DRN) 898. No caso da Delegação Regional do Centro (DRC), foram efetuados 527 transportes e mais a sul, no Algarve, foram transportados 106 utentes.

 

As quatros EEIP do INEM realizaram 1.190 colheitas de amostras biológicas para analisar e diagnosticar infeção por SARS-CoV-2, em locais como estruturas residenciais para idosos ou estabelecimentos prisionais. Grande parte das colheitas foram efetuadas pela equipa da DRN, com 697 amostras recolhidas, seguida da equipa da DRS, que efetuou 406 colheitas. Já as Delegações do Centro e do Sul-Faro realizaram 34 e 20 colheitas, respetivamente.

 

É fundamental manter o cumprimento de todas a normas da Direção-Geral da Saúde para se continuar a reduzir o impacto da COVID-19. O distanciamento físico, o uso de máscara de proteção, a lavagem frequente e correta das mãos e a adoção de etiqueta respiratória continuam a ser fundamentais para controlar a pandemia.

 

Se apresentar dificuldade respiratória, febre, tosse, alterações ou ausência no paladar e/ou olfato, ligue SNS24 – 808 24 24 24.

 

Em caso de emergência ligue 112.
Colabore com o INEM. Juntos podemos salvar vidas e travar a COVID-19.

imagem do post do COVID-19 | Realizados 2.521 transportes e 1.190 colheitas de amostras na primeira semana de maio
Voltar