COVID-19 | INEM registou 2.225 transportes e efetuou 526 colheitas de amostras entre 12 a 18 de abril

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros dos Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) realizaram, de 12 a 18 de abril, 2.225 transportes de utentes com suspeita de infeção com SARS- CoV-2. No mesmo período, as Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária (EEIP) do INEM recolheram 526 amostras biológicas para análise à COVID-19.


Na semana em análise, os meios de emergência pré-hospitalar do SIEM realizaram 2.225 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2. Os meios afetos à Delegação Regional do Norte (DRN) efetuaram 836 transportes, os meios da Delegação Regional do Sul (DRS) 851 e os meios afetos à Delegação Regional do Centro (DRC) 430. Na Delegação Regional do Sul – Algarve foram registados 108 transportes de utentes com suspeita de infeção com o novo coronavírus. Importa recordar que, de acordo com as normas em vigor, a definição de caso suspeito de COVID-19 é qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.


No que diz respeito à recolha de colheita de amostras para análise à COVID-19, as EEIP do INEM contabilizaram na semana em análise 526 serviços. Em termos geográficos, coube à equipa afeta à DRS a maioria das recolhas realizadas, com um total de 396 amostras para análise. Seguiram-se as equipas da DRN, com 72 amostras, a da DRC com 33 e a da DRS-Algarve que contabilizou 14 amostras na mesma semana.


Quanto à situação epidemiológica no Instituto, o INEM tinha registo, a 18 de abril, de um trabalhador com diagnóstico de COVID-19 e seis trabalhadores em isolamento profilático/vigilância.


O INEM aproveita a oportunidade para reforçar que os comportamentos individuais são fundamentais na reposta e controlo da pandemia de COVID-19. Não descurar o distanciamento físico, o uso de máscara de proteção, a lavagem frequente e correta das mãos e a adoção de etiqueta respiratória são os passos essenciais para travar a COVID-19!


Se apresentar dificuldade respiratória, febre, tosse, alterações ou ausência no paladar e/ou olfato, ligue SNS24 – 808 24 24 24.


Em caso de emergência ligue 112.
Colabore com o INEM. Juntos podemos salvar vidas e travar a COVID-19.

imagem do post do COVID-19 | INEM registou 2.225 transportes e efetuou 526 colheitas de amostras entre 12 a 18 de abril
Voltar