Relatório da UE recorda participação do INEM na ajuda humanitária a São Tomé e Príncipe
A Comissão Europeia elaborou um relatório sobre a Ponte Aérea Humanitária (HAB), uma iniciativa que tem levado apoio humanitário a países afetados pela pandemia de COVID-19. O relatório faz uma retrospetiva das missões realizadas entre maio e outubro de 2020, entre as quais a de São Tomé e Príncipe, que contou com a colaboração do INEM.
De acordo com o relatório, Portugal, através da Cooperação Portuguesa, participou em ações humanitárias para apoiar países como São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Haiti e Venezuela.
No caso de São Tomé, a HAB transportou a 15 de maio de 2020 “20 toneladas de medicamentos e material, ventiladores, equipamento de proteção, teste suprimentos e material de laboratório”. Para além disso, foi enviado material para a construção de um Hospital de Campanha, bem como um conjunto de profissionais de saúde, entre os quais a equipa do INEM. Composta por uma médica, dois enfermeiros e um técnico de logística, a equipa do INEM prestou apoio na montagem e materialização efetiva da estrutura de um Hospital de Campanha e reforçou a capacidade do Hospital Central Ayres de Menezes, nomeadamente através de formação dirigida a médicos e enfermeiros locais.
Mais recentemente, em março de 2021, o INEM operacionalizou o envio de medicamentos e material médico para São Tomé e Príncipe, destinado ao apoio no tratamento dos doentes com COVID-19, bem como na estabilização de doentes críticos.
O INEM integra desde 2019, as equipas EMT certificadas pela Organização Mundial de Saúde, que têm como missão a prestação de cuidados de saúde, garantido os padrões de qualidade definidos pela OMS em cenários de catástrofes, surtos ou outros cenários de emergências médicas.
