24-03-2021

CAPIC colabora em tradução de livro destinado a crianças afetadas pela pandemia COVID-19

Destinado a crianças de todo o mundo afetadas pela pandemia de COVID-19, o livro “Meu Herói és Tu” foi desenvolvido pelo Grupo de Referência sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias do Inter-Agency Standing Committee (IASC) e contou com a colaboração do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).


Para a conceção do livro “Meu Herói és Tu”, foi realizada uma investigação global em árabe, inglês, italiano, francês e espanhol para avaliar a saúde mental e as necessidades psicossociais das crianças durante a pandemia. Os resultados desta pesquisa foram utilizados na construção da história.


Desta forma, a IASC recomenda a leitura do livro acompanhada, pelo pai, mãe, cuidador ou professor das crianças, tendo para tal disponibilizado um guia complementar, intitulado “Ações para Heróis”, que oferece suporte para abordar os tópicos relacionados com a COVID-19 e ajudar as crianças a gerir sentimentos e emoções relacionadas, para além de lhes disponibilizar atividades complementares.


A tradução do livro e do guia complementar para Português, revista e harmonizada com o Brasil, foi desenvolvida em parceria com o CAPIC, que já em 2020 havia colaborado com a IASC na tradução do documento “Aptidões Psicossociais Básicas – Um Guia para Profissionais na resposta à COVID-19” e do Guia “Como Lidar com os aspetos Psicossociais e de Saúde Mental Referentes ao Surto COVID-19”.


A IASC é uma agência das Nações Unidas criada com o objetivo de definir prioridades, preparar respostas e políticas coerentes a situações de crises humanitárias.

imagem do post do CAPIC colabora em tradução de livro destinado a crianças afetadas pela pandemia COVID-19
Voltar