No Dia Europeu do 112, o CODU abre as portas para uma visita virtual
Para assinalar o Dia Europeu do 112, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) abriu as portas do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa e ao Centro de Informação Antivenenos (CIAV) a todos os seguidores das redes sociais.
O Dia Europeu do 112, que se assinala anualmente a 11 de fevereiro, pretende promover a consciencialização do Número Europeu de Emergência. Neste sentido, o INEM organizou uma visita virtual ao CODU Lisboa, com duas transmissões em direto a partir das suas páginas de Facebook e Instagram. O objetivo foi dar a conhecer a centenas de pessoas o funcionamento do CODU e divulgar, de forma dinâmica e inovadora, algumas boas práticas para a utilização dos serviços de emergência.
Para além do CODU, foi também possível visitar o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM, um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral, visando uma abordagem correta e eficaz a vítimas de intoxicação.
Estas iniciativas decorreram durante dia de hoje e conseguiram agregar, ao todo, mais de 1.000 espectadores que acompanharam em direto as explicações dos diferentes profissionais do INEM que diariamente ajudam a salvar vidas. As emissões estão disponíveis para visualização no Facebook e Instagram do INEM.
Ao longo do dia, o INEM disponibilizou também imagens alusivas à efeméride, com alguns conselhos dados “pela voz” dos profissionais do CODU.
