11-02-2021

INEM colabora em transferência de utentes com COVID-19

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) colaborou ontem, dia 10 de fevereiro, em mais uma transferência de utentes com COVID-19 da região de Lisboa para outras unidades de saúde do país.


Quatro ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) transportaram utentes do Hospital Beatriz Ângelo e Hospital Fernando da Fonseca para o Aeródromo de Trânsito (AT1) de Figo Maduro, onde foram transferidos para um avião C-290 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que os transportou até ao Aeroporto Sá Carneiro no Porto. À sua espera estavam mais quatro ambulâncias SIV e respetivas tripulações que, depois, encaminharam estes utentes para as unidades de saúde de destino em Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos.


Mais tarde foram transferidos outros quatro utentes, por via terrestre, dos Hospitais Garcia da Orta para o Hospital da Luz em Lisboa, Hospital da Universidade de Coimbra e Hospital Amato Lusitano em Castelo Branco. Estas transferências foram efetuadas com recurso a quatro SIV.


As transferências destes doentes foi solicitada pela Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva (CARNMI) e foi coordenada pela Sala de Situação Nacional, num trabalho conjunto da UPPEC, GCNODU e Delegações Regionais.


Fotografia cedida pela FAP

imagem do post do INEM colabora em transferência de utentes com COVID-19
Voltar