Novo Verbete Nacional de Socorro explicado na revista Lifesaving
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) publicou um artigo na última edição da revista Lifesaving onde dá a conhecer o novo Verbete Nacional de Socorro.
Este artigo explica a importância deste registo clínico uniformizado em todo o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
São também explicados quais os objetivos base que levaram à criação deste novo registo clínico que pretende vir a ser uma redundância do software ITEAMS, à medida que se for alargando a informatização deste programa em todo SIEM. O ITEAMS é uma ferramenta informática desenvolvida pelo INEM que funciona como uma ferramenta de suporte interativo entre o CODU e os meios que estão no terreno, estratificando a gravidade clínica das ocorrências e assim contribuindo para uma regulação médica efetiva nas situações de maior gravidade.
“O INEM entendeu desenvolver um novo documento de registo clínico que, para além da componente clínica, atualize e harmonize o processo de registo, contribuindo igualmente para uniformizar e simplificar o acesso à informação entre os vários intervenientes, até agora distribuída de forma assimétrica. A natureza da sua transversalidade permite a integração dos vários níveis de resposta do SIEM, sendo utilizado de acordo com a natureza das competências do operacional do meio em que se insere”, pode ler-se no artigo.
A revista Lifesaving é uma publicação técnico-científica na área da emergência médica, produzida por médicos e enfermeiros das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de Faro e Albufeira pertencentes ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
Com uma periodicidade trimestral e num formato digital, a revista aborda diversos temas na área da emergência médica.
