04-02-2021

INEM coordena transferência de doentes do HFF para o norte e sul do país

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) coordenou a transferência de doentes internados no Hospital Fernando Fonseca para o norte e sul do país.

A 3 de fevereiro, 15 doentes foram transportados para o Centro Hospitalar de São João, dois para o Centro Hospitalar V. N. Gaia/Espinho e um para a enfermaria COVID-19 montada pelo Centro Hospitalar do Algarve na Arena de Portimão.


Para além das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, esta transferência foi também realizada por 5 ambulâncias medicalizáveis dos Corpos de Bombeiros do Distrito de Lisboa (CBV Alcabideche, CBV Barcarena, CBV Carnaxide, CBV Linda-a-Pastora e CBV Mafra) e contou ainda com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) para efeitos de escolta e desembaraçamento de trânsito.

Já a 4 de fevereiro, foram transferidos cinco doentes, não intensivos, para o Centro Hospitalar V. N. Gaia/Espinho, tendo sido acionadas ambulâncias de socorro dos Bombeiros Voluntários de Sintra, Almoçageme, Carcavelos, Queluz e Algueirão Mem-Martins.​​​​​​​


Coube à Sala de Situação Nacional (SSN) do INEM a coordenação desta operação. A SSN é um recurso ativado pelo INEM no início da pandemia por COVID-19, disponível 24 horas por dia e que garante a gestão, acionamento e acompanhamento dos transportes especializados de casos suspeitos ou validados, das equipas de colheitas de material biológico, bem como os contactos institucionais com outras entidades envolvidas na resposta à pandemia.

imagem do post do INEM coordena transferência de doentes do HFF para o norte e sul do país
Voltar