31-01-2021

INEM colabora em transferência de doentes COVID-19 para a Madeira

Na tarde de dia 29 de janeiro, três doentes críticos com COVID-19 foram transferidos do continente para a ilha da Madeira, numa operação que resultou da estreita articulação entre os Serviços de Medicina Intensiva envolvidos e a Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a COVID-19 (CARNMI), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).


Os três doentes chegaram ao destino sem que o seu estado tenha piorado, conforme informou o diretor clínico do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.


O INEM colaborou nesta operação através da cedência de equipas médicas, Ambulâncias e equipamentos adequados. As equipas do INEM, em colaboração com as equipas médicas dos Hospitais Beatriz Ângelo e São Francisco Xavier, realizaram a transferência dos doentes até ao Aeródromo de Trânsito N.º 1 (AT1) da FAP.


O transporte aéreo foi assegurado pelo Ministério da Defesa Nacional, através de um avião C130 da FAP, que garantiu todas as condições de segurança, quer durante os transportes terrestres quer durante a evacuação aeromédica.


Compete à CARNMI, em articulação com os hospitais do SNS, através dos respetivos Serviços de Medicina Intensiva, e com as ARS, através do respetivo coordenador regional da CARNMI, coordenar a gestão, a nível nacional, de camas de Medicina Intensiva de nível III e nível II, em função da evolução da pandemia COVID-19 e das capacidades hospitalares existentes a cada momento.


Ao INEM compete apoiar o transporte inter-hospitalar de doentes críticos cuja transferência se revele necessária.


Fotografias: FAP

imagem do post do INEM colabora em transferência de doentes COVID-19 para a Madeira
Voltar