31-01-2021

Afluência ao Serviço de Urgência do Hospital Santa Maria aliviada por pré-triagem do INEM

Desde 29 de janeiro que o INEM, com o apoio da Proteção Civil, se encontra a realizar um sistema de pré-triagem no Hospital de Santa Maria. O objetivo é identificar os doentes que podem ser estabilizados ao nível dos cuidados de saúde primários, reduzindo desta forma o tempo de espera dos doentes que ficam dentro das ambulâncias a aguardar vaga no Serviço de Urgência do Hospital. Em dois dias, as equipas do INEM efetuaram um total de 50 observações.


As equipas do INEM, compostas por Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Emergência Pré-hospitalar, avaliam o estado clínico dos doentes que se encontram a aguardar nas ambulâncias. Os doentes que se encontrem numa situação clínica que permita a sua estabilização nos cuidados de saúde primários estão a ser referenciados para os Centros de Saúde de Sete Rios, Odivelas e Póvoa de Santo Adrião. Os doentes emergentes ou mais graves entram diretamente na urgência e os doentes triados como amarelos ou laranjas, ficam a aguardar numa área mais reservada do parque de estacionamento do Hospital, em vigilância pelas equipas do INEM.


No primeiro dia de funcionamento deste sistema de pré-triagem, foram efetuadas um total de 34 observações, das quais 21 doentes permaneceram a aguardar entrada no serviço de urgência, seis foram transferidos para o Hospital de São José, dois para o Centro de Saúde de Sete Rios e cinco receberam alta para domicílio.


Já a 30 de janeiro, as equipas do INEM realizaram 16 observações, sendo que 12 destes casos ficaram a aguardar entrada na área COVID-19 do Hospital de Santa Maria, um doente foi encaminhado para o Serviço de Urgência geral, dois foram referenciados para o Centro de Saúde de Sete Rios e um doente recebeu alta para o domicílio.


A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) autorizou, no dia 29 de janeiro, a possibilidade do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM referenciar doentes diretamente para cuidados de saúde primários, designadamente para os Centros de Saúde de Sete Rios, Odivelas, Póvoa de Santo Adrião, Amadora e Loures, o que até aqui só podia ser feito para unidades hospitalares com nível de serviço de urgência básico, serviço de urgência médico-cirúrgico e serviço de urgência polivalente. Esta medida irá também ajudar a diminuir as filas de ambulâncias que diariamente aguardam à porta do Hospital de Santa Maria, referenciadas não só pelos CODU do INEM mas também por outras entidades como o Centro de Contacto SNS24 ou empresas privadas de transporte de doentes.

imagem do post do Afluência ao Serviço de Urgência do Hospital Santa Maria aliviada por pré-triagem do INEM
Voltar