20-01-2021

INEM alerta para os perigos dos aquecimentos e lareiras

Sem cheiro, sem cor e praticamente impercetível, o monóxido de carbono é um perigo invisível e pode ser fatal. Quando inalado, os sintomas – como dores de cabeça e náuseas – podem não ser logo interpretados como uma intoxicação, disfarçando assim o perigo de quem está exposto a este gás.


Este foi um dos alertas que a Médica Teresa Teixeira, do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM fez no programa da SIC Alô Portugal, a 13 de janeiro, ao falar sobre os perigos dos sistemas de aquecimento e lareiras.


Em dias de muito frio, é essencial relembrar a necessidade de se manter sempre os espaços arejados, mesmo que seja uma janela ligeiramente aberta, seja numa sala aquecida por uma lareira, braseira ou qualquer outro sistema de queima, ou mesmo quando se está a cozinhar, por exemplo, utilizando os vários bicos do fogão e durante um período prolongado.


Perante suspeita de intoxicação, deve-se abandonar o local e arejá-lo. Contacte o CIAV através do número – 800 250 250. Em casos graves, contacte o 112.

imagem do post do INEM alerta para os perigos dos aquecimentos e lareiras
Voltar