13-01-2021

CIAV disponibiliza nova plataforma de notificação de produtos

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disponibiliza desde janeiro uma nova Plataforma de Notificação de Produtos, que permite uma maior rapidez e eficácia tanto no processo de notificação de produtos, como no acesso à informação disponível por parte dos médicos deste serviço.


Para que o CIAV possa dar resposta de uma forma eficaz e em tempo útil a situações de exposição ou intoxicação com os mais variados produtos, é fundamental dispor de toda a informação necessária e imprescindível ao estudo e avaliação toxicológica dos produtos em causa.


Por essa razão, as empresas são obrigadas a disponibilizar ao CIAV as informações necessárias a uma resposta cabal na área da saúde. Por seu turno, o CIAV está legalmente obrigado a manter a confidencialidade das informações recebidas as quais são apenas acessíveis aos médicos do serviço e exclusivamente para fins médicos, nomeadamente em situações de urgência.


Esta nova Plataforma de Notificação de Produtos foi construída para agilizar o processo de notificação por parte das empresas e tornar mais facilmente acessível a informação aos médicos do serviço.


Na prática, a plataforma permite às empresas carregar diretamente numa base de dados as informações necessárias referentes à identificação do notificador, da empresa e notificação de produtos.

imagem do post do CIAV disponibiliza nova plataforma de notificação de produtos
Voltar