06-01-2021

INEM colabora em formação para prevenir transmissão de SARS-CoV-2 em lares de idosos

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontra-se a colaborar com o ABC – Algarve Biomedical Center num projeto de formação para reforçar a capacidade das equipas de reação rápida das Estruturas Residências de Idosos (EPRI), no âmbito da resposta à pandemia de COVID-19. Para além do ABC- Algarve Biomedical Center, são parceiros neste produto pedagógico o Ministério do Trabalho, o Instituto da Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).


Durante o ano de 2020, e em plena pandemia, o INEM criou vídeos pedagógicos e organizou um webinar sobre prevenção e controlo de infeção nas ERPI, um projeto que foi recentemente reconhecido pela Federação Internacional dos Hospitais (International Hospital Federation – IHF). Na sequência do trabalho realizado, o INEM foi convidado a colaborar com o ABC Biomedical Center num novo projeto de formação para reforçar as equipas de reação rápida nos Lares e ERPI com doentes SARS-CoV-2 positivos.


A colaboração do INEM na construção deste produto pedagógico tem também o objetivo de formar formadores para replicar, futuramente, estes conteúdos por todo o país.


Como tem sido amplamente noticiado, os lares de idosos são estruturas especialmente sensíveis no contexto pandémico pelo que esta formação é de vital importância para ajudar a conter o avanço da COVID-19.

imagem do post do INEM colabora em formação para prevenir transmissão de SARS-CoV-2 em lares de idosos
Voltar