COVID-19: INEM efetuou 3.370 transportes e 513 colheitas na segunda semana de dezembro
Entre os dias 7 e 13 de dezembro, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) realizaram um total de 3.370 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2.
Em termos geográficos, a Delegação Regional do Norte (DRN) continua a ser a Delegação que realizou o maior número de transportes deste tipo, mais concretamente, 1.346 utentes com sintomatologia compatível com COVID-19, seguida da Delegação Regional do Sul (DRS), que realizou 1.250 transportes. Os meios afetos à Delegação Regional do Centro (DRC) transportaram 673 casos e os da DRS – Algarve, 101.
No que diz respeito a colheitas de amostras biológicas, verificou-se uma redução da atividade face à semana transata. As equipas do INEM realizaram um total de 513 serviços, sendo que a equipa da DRN recolheu 369 amostras, a da DRS 87, a da DRC 16 e a DRS-Algarve 16.
O INEM possui atualmente quatro EEIP, que foram criadas a 10 de março para proceder à colheita, acondicionamento e transporte de amostras biológicas necessárias ao diagnóstico de COVID-19 em alguns locais, como por exemplo estruturas residenciais para idosos ou estabelecimentos prisionais, para onde frequentemente são mobilizadas. Estas equipas realizaram, até à data, 33.656 colheitas.
A 13 de dezembro havia registo de 28 trabalhadores com diagnóstico de COVID-19, 14 em isolamento profilático e 67 já haviam sido dados como recuperados. Importa, por isso, relembrar que é fundamental cumprir todas as medidas emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento físico, a lavagem e desinfeção das mãos e o cumprimento da etiqueta respiratória. Só com a adoção destas medidas em todos os contextos é que se conseguirá interromper cadeias de transmissão.
Se apresentar dificuldade respiratória, febre, tosse, alterações ou ausência no paladar e/ou olfato, ligue SNS24 – 808 24 24 24.
Em caso de emergência ligue 112.
Colabore com o INEM. Juntos podemos salvar vidas e travar a COVID-19
