15-12-2020

INEM distinguido em programa mundial de reconhecimento da resposta à COVID-19

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é uma das 13 entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) distinguidas pela Federação Internacional dos Hospitais (International Hospital Federation – IHF) no âmbito do combate à pandemia.


Através do ‘Programa de Reconhecimento da Resposta à COVID-19’ (‘IHF Beyond the Call of Duty for COVID-19’), são agora distinguidas mais de 100 instituições de 28 países que “proativamente colocaram em prática respostas ou ações organizacionais de excelência e com caráter inovador no combate à pandemia COVID-19, a nível regional ou nacional”.


No caso do INEM, o projeto distinguido refere-se à intervenção do Instituto junto das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI). Durante a pandemia, as ERPI foram um dos locais que mereceram especial atenção por parte das autoridades de saúde, pelo elevado risco de transmissão inerente, quer junto dos utentes, quer junto dos profissionais destas entidades.


Desta forma, o INEM implementou uma intervenção robusta, multidisciplinar e multi-institucional para combater o vírus em ERPIs. Envolveu diversos stakeholders que disponibilizaram recursos humanos, tecnológicos e materiais, realizando ações de formação aos colaboradores da ERPI e agilizando todo o processo de planeamento e implementação do projeto. Como resultado dessa colaboração, os surtos de infecção e transmissão no ERPI foram controlados. Também se verificou uma diminuição no número de novos casos, o que se traduziu num número menor de casos para os hospitais. Este é um projeto longitudinal que reduzirá as cadeias de contágio e transmissão por agentes infecciosos, como o SARS-CoV-2, e permitirá a preparação oportuna das diversas instituições.


Em Portugal, e para além do INEM, recebem ainda a distinção o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, o Hospital de Cascais, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, o IPO de Coimbra, a Unidade Local de Saúde da Guarda, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, o Centro Hospitalar de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Centro Hospitalar Universitário de São João, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em parceria com a Direção-Geral da Saúde.


O diretor executivo da IHF, Ronald Lavater, afirma que o “excelente trabalho” em resposta à pandemia está a transformar o futuro da saúde. “A pandemia obrigou os serviços a desenvolver, implementar e adotar novas formas de operar e muitas destas mudanças aceleraram a transformação positiva na prestação de cuidados”, refere.


As entidades distinguidas vão receber um certificado “Beyond the Call of Duty for COVID-19″. A lista completa pode ser consultada aqui.

imagem do post do INEM distinguido em programa mundial de reconhecimento da resposta à COVID-19
Voltar