COVID + no ITEAMS: O quê, para quê e como?
Desde meados de outubro que o ITEAMS, a ferramenta de registo clínico implementada nos meios de emergência do INEM e parceiros, tem em funcionamento uma opção que permite às tripulações no terreno reportar situações COVID-19, em particular quando identificado risco para a saúde pública. No vídeo que aqui apresentamos é explicado em detalhe quais os passos a seguir para a correta utilização da funcionalidade “COVID +”.
A opção “COVID +” encontra-se no campo “Informação ao centro de saúde”. Deve ser selecionada sempre que se estiver perante um caso de doente com COVID-19. Neste caso, o hospital será informado, mas não será gerado um alerta de risco.
Se for detetado algum risco associado à condição de COVID-19 positivo, deve ser selecionada a opção correspondente: insalubridade, isolamento social, cuidados domiciliários ou incumprimento terapêutico, residente em lar, exaustão do cuidador, sem seguimento por médico de família, agudizações frequentes. Se a situação identificada não se relacionar com nenhuma destas opções, deverá ser descrita no campo “Necessidades”.
A informação relatada neste espaço do registo eletrónico é enviada pelo CAPIC ao delegado de saúde regional e local. Por essa razão, é essencial que os registos sejam o mais completos possível, nomeadamente a descrição do contexto e dos fatores de risco que forem identificados, para que a comunicação com a autoridade de saúde seja mais eficaz.
A descrição e identificação das necessidades faz dos profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) agentes de saúde pública, sinalizando situações que possam contribuir para potenciais surtos. Colabore!
