02-12-2020

INEM promoveu sessões de esclarecimento internas para “Prevenir a COVID-19”

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) promoveu, durante o mês de novembro, um ciclo de sessões de esclarecimento sobre “Prevenir a COVID-19”. Dirigido a todos os seus profissionais e em formato virtual, este ciclo de sessões foi realizado com o objetivo de clarificar conceitos e reforçar o conhecimento de todos os trabalhadores do Instituto sobre as diversas facetas inerentes à COVID-19.


Durante as sessões, os trabalhadores do INEM tiveram oportunidade de colocar dúvidas e partilhar comentários e sugestões, num ambiente que primou pela descontração, informalidade e transparência. Com esta iniciativa, o INEM pretendeu reforçar e garantir a divulgação de informação fidedigna aos seus profissionais e, em paralelo, reforçar as medidas prevenção da COVID-19.


Na primeira sessão, foi possível recapitular o que é o SARS-CoV-2 e como se propaga, sinais e sintomas associados à doença, quais as medidas que o INEM tem adotado no sentido da prevenção da COVID-19, quais as ações preventivas que os trabalhadores devem ter e que reações ou sinais de alerta psicológicos podem surgir neste contexto.


O Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi o tema da segunda sessão, na qual foram abordadas as vias de transmissão do vírus e procedimentos geradores de aerossóis, a definição de EPI emanadas pela Organização Mundial de Saúde, Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doença, Direção-Geral da Saúde e implementadas no INEM, orientações para utilização e esclarecimento de dúvidas.


A terceira sessão focou o que são contactos de risco e quais os procedimentos que devem ser seguidos, de acordo com o Plano de Contingência em vigor no INEM, para além de ter sido dado a conhecer o trabalho desenvolvido pelas COV-APP, que partilharam estratégias de gestão pessoal.


O foco da discussão da quarta sessão foi a gestão familiar em contexto COVID-19, nomeadamente quais os cuidados a ter no dia-a-dia, em isolamento profilático ou quarentena e partilha de estratégias de gestão familiar.


As precauções básicas de controlo de infeção, nomeadamente a descontaminação de equipamento clínico e controlo ambiental, foram o tema da última sessão realizada.


Esta é uma iniciativa que o INEM pretende replicar, não só no contexto da COVID-19 como também noutras áreas do dia-a-dia do Instituto.

imagem do post do INEM promoveu sessões de esclarecimento internas para “Prevenir a COVID-19”
Voltar