Sabe o que deve fazer em caso de emergência? Os conselhos do INEM no Jornal I
O Jornal I, lançou no dia 22 de novembro um artigo da rubrica “Gestos que Salvam”, disponibilizado semanalmente pelo INEM no nosso site oficial, com o objetivo de melhorar a literacia e o conhecimento do cidadão sobre como atuar em situações de emergência. Saber o que fazer em caso de emergência é o tema do artigo, insistindo no apelo à não realização de chamadas falsas, ensinando que deve prestar toda a informação de forma simples e clara e aconselhando sobre o que não deve fazer nestas situações.
“Gestos que salvam! – Sabe o que fazer em caso de emergência?” foi a questão lançada pelo Número Europeu de Emergência – 112 na sua conta oficial do Facebook assim como no seu site, tendo explicado em primeira instância que todos os cidadãos são atendidos “em primeira linha por uma Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP), que encaminha para o INEM as chamadas que à saúde digam respeito”, destacando que “após receber a chamada transferida pela Central 112, o INEM inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento”.
As recomendações do organismo do Ministério da Saúde passam pela manutenção da calma ou pelo apelo à não realização de chamadas falsas.
