26-11-2020

Atividade formativa do INEM continua apesar da pandemia

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) continua, apesar da pandemia, a sua atividade formativa juntos dos seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Recentemente foram concluídas na região norte duas formações de Tripulantes de Ambulância de Socorro (TAS) a elementos de Corpos de Bombeiros da região norte.

 

O Centro de Formação da Delegação Regional do Norte (DRN) do INEM concluiu duas formações fundamentais para a prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar aos cidadãos, um curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) e um curso de Recertificação de Tripulantes de Ambulância de Socorro (RTAS). Estas formações tiveram como objetivo formar e recertificar, respetivamente, Bombeiros de diversas corporações da região norte do país para tripular ambulâncias de socorro, ambulâncias cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida destinadas à estabilização de doentes que necessitem de assistência durante o transporte.

 

Estas formações tiveram em consideração o contexto pandémico atual. O curso TAS foi realizado nas instalações dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, em Celorico de Basto, e o curso RTAS em Baltar, nas instalações do Bombeiros Voluntários locais. Esta deslocalização para fora das instalações do Centro de Formação da DRN foi uma das formas encontradas para continuar com a atividade formativa, reduzindo a probabilidade de contactos e possíveis contágios nas instalações do INEM na cidade do Porto. Foram ainda tidas em consideração as medidas mais usuais de prevenção da COVID-19, nomeadamente a obrigatoriedade do uso de máscara durante a formação.

 

O INEM gostaria de agradecer a cedência das instalações dos Bombeiros Voluntários Celoricenses e Bombeiros Voluntários de Baltar que permitiu a realização destas formações garantindo a qualidade formativa e segurança de todos os intervenientes.

imagem do post do Atividade formativa do INEM continua apesar da pandemia
Voltar