10-11-2020

Formação de Condução de VMER

O Núcleo de Condução de Emergência (NuCE) do INEM ministrou, no final do mês de outubro, dois cursos de condução dirigidos a Enfermeiros e Enfermeiras do INEM e de diversas unidades de saúde do norte do país. O objetivo desta formação é dotar os formandos de ferramentas necessárias à condução destes veículos em marcha de emergência assinalada, nomeadamente Viaturas Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

 

O Curso de Condução Defensiva de VMER tem a duração de 42 horas, é composto por sessões teóricas e práticas, onde se incluem diversos exercícios realizados em circuito fechado e a condução das VMER, em marcha de emergência assinalada, no trânsito citadino. Durante o curso os formandos são instruídos sob como proceder para transpor o trânsito de forma segura e sistemática para todos os condutores e peões.

 

A aprovação no Curso de Condução Defensiva de VMER é fundamental para que as Enfermeiras e Enfermeiros possam vir a integrar as equipas afetas às VMER. Estas equipas, constituídas por um médico e por um enfermeiro, são responsáveis pela prestação de cuidados de SAV no local das ocorrências. Para além dos cuidados de enfermagem que prestam no contexto SAV, os enfermeiros são o elemento responsável pela condução do veículo que transporta esta equipa desde a sua base até ao local da ocorrência.

 

O INEM criou, em 2009, o Núcleo de Condução em Emergência – NuCE, para melhor apetrechar o operacional do socorro, complementando o investimento formativo nas áreas das técnicas de emergência médica com a vertente da condução.

imagem do post do Formação de Condução de VMER
Voltar