06-11-2020

INEM promove formação em Psicologia de Emergência para profissionais de mais de 20 entidades

O Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) promoveu duas edições do Curso Avançado de Psicologia de Emergência (CAPE), de 19 a 23 de outubro em Lisboa e de 26 a 30 de outubro no Porto.

 

Desde 2004, o CAPIC do INEM tem vindo a adquirir conhecimentos e experiências na resposta a situações de crise e emergência Psicológica individual e em cenários multivítimas. Por outro lado, é consensual que a qualidade da intervenção realizada no momento do incidente pode determinar a evolução da sintomatologia apresentada, evitando o desenvolvimento de patologia posterior.

 

Desta forma, o CAPE foi criado com o objetivo de partilhar o conhecimento entretanto adquirido pelo CAPIC, promovendo a preparação para a intervenção de psicólogos de outras entidades neste tipo de problemática, por forma a garantir uma formação adequada e especializada e obter conhecimentos e competências que lhes permitam fazer face a estas situações.

 

A edição do CAPE em Lisboa foi dirigida a formandos das seguintes entidades: Exército Português, Força Aérea Portuguesa, Marinha Portuguesa, Guarda Nacional Republicana, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados Oeste, Hospital Portalegre, Câmara Municipal de Benavente, Câmara Municipal do Crato, Unidade de Saúde Alcácer do Sal e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

 

Já a edição do CAPE no Porto contemplou formandos das seguintes entidades: Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Hospital de Braga, Aces Entre Douro e Vouga 1, Exército Português, Força Aérea Portuguesa, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

 

imagem do post do INEM promove formação em Psicologia de Emergência para profissionais de mais de 20 entidades
Voltar