29-10-2020

Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária distinguidas no Prémio Saúde Sustentável 2020

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi esta semana agraciado com uma Menção Honrosa no Prémio Saúde Sustentável 2020, pelo projeto das Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária (EEIP), uma das contribuições do INEM na resposta à pandemia por COVID-19. As EEIP foram distinguidas na categoria Impacto Populacional, que pretendeu enaltecer programas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

 

As EEIP do INEM foram criadas tendo como objetivos reduzir a disseminação da infeção por SARS-CoV-2, minimizar o risco de transmissão nosocomial de COVID-19 e promover a capacidade de resposta hospitalar para os cuidados de saúde essenciais e doentes críticos. Desde 10 de março, dia em que as EEIP iniciaram atividade, e até ao final do mês de junho de 2020, foram acionadas 1.632 vezes, traduzindo-se um total de 19.666 colheita de amostras biológicas (CAB) efetuadas, que corresponderam a 100% das solicitações. Das 19.666 CAB efetuadas, 15.067 foram em contexto de colheitas em massa/rastreios e 4.599 foram colheitas em domicílios, tendo sido efetuados ensinos aos/às utentes e/ou família.

 

Neste âmbito, foram efetuados por estas equipas 119.389 km desde o dia 10 de março até ao dia 30 de junho de 2020, por todos os distritos do país, o que representa a abrangência do trabalho destas Equipas, contribuindo para a equidade no acesso aos cuidados de saúde e para uma maior acessibilidade por parte de todos os que precisem.

 

O prémio foi recebido pelo Enf. Rui Campos, numa cerimónia decorrida em Lisboa no passado dia 27 de outubro. Para além das EEIP, o INEM foi a concurso com outros três projetos: “COVID-19 – Precauções básicas do controlo de infeção”, “CODU Virtual” e “COVID-19: Emergência pandémica nas ERPI”.

 

O Prémio Saúde Sustentável é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da Sanofi, cujo objetivo passa por divulgar e incentivar boas práticas para a sustentabilidade da saúde em Portugal. Esta 9.ª edição foi dedicada à partilha das boas práticas em contexto de COVID-19, com o objetivo de reconhecer e distinguir projetos ou instituições que se destacaram na luta contra a pandemia.

 

imagem do post do Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária distinguidas no Prémio Saúde Sustentável 2020
Voltar