15-10-2020

COVID-19 | Atividade semanal: 2.555 casos suspeitos transportados e 454 amostras colhidas pelos profissionais do INEM entre 5 e 11 de outubro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) efetuou 2.555 transportes de utentes com suspeita de infeção com SARS-CoV-2 na segunda semana de outubro. As equipas de recolha de colheitas realizaram, no mesmo período, 454 colheitas de amostras biológicas para análise ao novo coronavírus. Um trabalhador e um prestador de serviço continuam diagnosticados com COVID-19.

 

Os dados da atividade do INEM relativos à segunda semana de outubro demonstram que a atividade do INEM continua a crescer. Houve 2.555 transportes de utentes com sintomatologia compatível com COVID-19 realizados pelos meios do INEM. Na região norte realizaram-se 993 transportes e os meios do INEM da Delegação Regional do Sul efetuaram 978. Os meios da Delegação Regional do Centro do instituto transportaram 462 utentes e os da Delegação Regional do Sul- Algarve, 122. A definição de caso suspeito de COVID-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor¸ qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Desde o início de março, até 11 de outubro que os meios do INEM contabilizavam a 53.852 transportes efetuados.

 

As equipas de recolha de colheitas de análise viram o seu trabalho quase a duplicar, em comparação com a primeira semana de outubro. Entre 5 e 11 de outubro foram recolhidas 454 amostra biológicas para análise. Na semana anterior, estas equipas tinham totalizado 236 amostras. Desde o dia 11 de março que estas equipas do INEM já realizaram 25.162 colheitas. Estas equipas trabalham sob a coordenação da Sala de Situação Nacional do INEM que gere, em conjunto com a Direção de Enfermagem do INEM, os pedidos efetuados pelas autoridades de saúde.

 

No que concerne a casos positivos de COVID-19 no seio dos trabalhadores e prestadores de serviço do INEM, continua a haver registo de dois infetados, um trabalhador do INEM e outro prestador de serviço. Quatro trabalhadores e um prestador de serviço encontram-se em isolamento profilático e nove trabalhadores sob vigilância da Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (CCIRA) do INEM.
Na semana em que foi ultrapassada a barreira dos 2 mil novos casos diários, pela primeira vez desde o início da pandemia, relembramos que o combate a esta pandemia se faz em conjunto. Todos temos um papel determinante a desempenhar para combater a COVID-19.

 

Cumprir as recomendações da Direção-Geral da Saúde é essencial para garantir que o esforço conjunto será bem sucedido. O uso de máscara, a lavagem e desinfeção das mãos e a adoção de etiqueta respiratória são gestos simples, mas fundamentais!

 

Se tiver febre, tosse ou dificuldade respiratória ligue SNS24 – 808 24 24 24. Em caso de emergência ligue 112!

Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!

imagem do post do COVID-19 | Atividade semanal: 2.555 casos suspeitos transportados e 454 amostras colhidas pelos profissionais do INEM entre 5 e 11 de outubro
Voltar