10-10-2020

Dia Mundial da Saúde Mental: CAPIC partilha mensagem

Hoje, 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Esta comemoração visa colocar a Saúde Mental nas agendas dos governos e centrar a atenção pública para esta que é uma causa comum a todos os povos, quebrando as fronteiras dos países e as barreiras culturais, políticas ou socioeconómicas. 

 
Esta data apela para a importância de não estigmatizar a doença mental, pois a sua incidência é transversal e cada um de nós poderá, um dia, vir a ter uma patologia desta natureza.

 

Na nossa prática diária, enquanto profissionais do pré-hospitalar, seja na rua ou numa chamada de emergência, somos cada vez mais confrontados com a fragilidade humana e a debilidade na saúde física e mental, pelo que importa que a nossa atuação seja pautada pela empatia, respeito e profissionalismo.

 

A exigência desta atividade assistencial, para além das vivências da esfera pessoal, também nos expõe ao risco de desenvolvermos patologia mental, pelo que é essencial considerarmos o nosso bem-estar psicológico e promovermos o autocuidado, físico e mental.

 

Esta é a garantia de que continuaremos a ter a capacidade de cuidar de quem necessita de nós!

 

imagem do post do Dia Mundial da Saúde Mental: CAPIC partilha mensagem
Voltar