08-10-2020

INEM participa em conferência promovida pela PSP

“A Pandemia do COVID-19 e a Segurança Interna”. Foi este o mote do webinar promovido ontem, dia 7 de outubro, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) da Polícia de Segurança Pública, no qual o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) participou.

 

Bruno Borges, coordenador da Unidade de Planeamento de Eventos, Protocolo de Estado e Gestão de Crise (UPPEC) do INEM apresentou a “Resposta do INEM na pandemia de COVID-19”, dando conta do trabalho desenvolvido por todos os profissionais do Instituto na resposta integrada na pandemia, nomeadamente através da criação de ambulâncias específicas para o transporte de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. De igual forma mencionou que foram criadas equipas especificas para recolha de colheitas de amostras biológicas para análise à SARS-CoV-2 e deu conta da missão que o INEM enviou a São Tomé e Príncipe, sob a égide da Organização Mundial de Saúde, para ajudar a estruturar a resposta daquele país à pandemia.

 

Desde o início da pandemia houve um “reforço do equipamento de proteção individual”, que “permitiu dar maior segurança aos profissionais. Bruno Borges adiantou também que, no âmbito da proteção dos operacionais à doença, foi feita uma “segregação de serviços”, ou seja, os profissionais ficaram apenas alocados a um serviço. Em jeito de balanço, afirmou que, desde o início da pandemia e até á data, se registou um total de 15 profissionais infetados com COVID-19.

 
A par do INEM, outras entidades tiveram oportunidade de apresentar a sua visão do combate à COVID-19, tais como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Direção-Geral da Saúde (DGS) ou a Guarda Nacional Republicana (GNR), entre outras. Este evento permitiu obter uma visão integrada sobre como a pandemia tem impacto na Segurança Interna, dado que foram apresentadas um conjunto alargado de comunicações de entidades com intervenção direta, em diversas áreas, na resposta à COVID-19.

imagem do post do INEM participa em conferência promovida pela PSP
Voltar