01-10-2020

“ITEAMS – Emergência na palma da mão” é finalista do Prémio HINTT 2020

O projeto “ITEAMS – Emergência na palma da mão” do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi um dos 10 finalistas dos Prémios HINTT 2020, que este ano se centrou na aceleração digital, com o mote “Digital acceleration: can health catch the wave?”.

 

Coube a Filipa Barros, do Departamento de Emergência Médica do INEM, a apresentação do projeto ITEAMS durante a cerimónia dos Prémios HINTT 2020. Um “projeto inovador” que é “mais do que um registo clínico”, o ITEAMS foi desenvolvido com base em escalas com fundamento científico e que permitem aferir, de forma rápida, a gravidade dos doentes e, assim, agilizar o processo do socorro. “Acreditamos que estamos a melhorar a eficácia e a eficiência de todo o sistema pré-hospitalar”, defendeu Filipa Barros.

 

ITEAMS, o acrónimo para INEM Tool for Emergency Alert Medical System, foi desenvolvido pelo INEM e consiste numa ferramenta de suporte interativo entre o CODU e os meios que estão no terreno, estratificando a gravidade clínica das ocorrências e assim contribuindo para uma regulação médica efetiva nas situações de maior gravidade.

 

O Prémio HINTT, que este ano chegou à 4.ª edição, visa ser uma ação de partilha de conhecimento e reflexão do futuro do estado de saúde, a nível nacional e internacional, tendo como foco o cidadão e a tecnologia. Com quatro categorias a concurso (Startup Innovation, Patient Safety, Value Proposition e Clinical Outcomes), a cerimónia de entrega de prémios teve lugar a 1 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, tendo também sido transmitida em direto via streaming.

 

imagem do post do “ITEAMS – Emergência na palma da mão” é finalista do Prémio HINTT 2020
Voltar