24-09-2020

No Dia Marítimo Internacional, conheça a missão do CODU-Mar

Celebra-se hoje, 24 de setembro, o Dia Marítimo Internacional. Esta efeméride foi criada pelas Nações Unidas com vista a assinalar a importância da segurança na navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e da proteção do ambiente marinho. O INEM aproveita a data para relembrar a existência do Centro de Orientação de Doentes – Mar (CODU-Mar).

 

O CODU-Mar é uma estrutura existente no CODU e tem por missão prestar aconselhamento médico a situações de emergência que se verifiquem a bordo de embarcações. É constituído por uma equipa de médicos que garantem apoio 24 horas por dia, com a cooperação das estações radionavais, estações costeiras, centros navais de busca e salvamento e com a Autoridade Marítima Local (capitanias de portos). Uma equipa de médicos garante os cuidados a prestar, procedimentos e terapêutica a administrar à vítima, podendo também aconselhar a evacuação do doente das embarcações, organizar o acolhimento em terra e encaminhá-lo para o serviço hospitalar adequado. Ao longo do 2019, o CODU-Mar prestou apoio em 77 ocasiões.

 

O contacto com o CODU-Mar pode ser efetuado através do Número Europeu de Emergência, 112, ou através dos números dedicados +351 213 303 258 ou +351 213 303 264.

imagem do post do No Dia Marítimo Internacional, conheça a missão do CODU-Mar
Voltar