14-09-2020

INEM mantém dispositivo em prontidão para fazer face às ocorrências em Incêndios Rurais

No âmbito dos Incêndios Rurais (IR) que têm assolado o país nestes últimos dias, o INEM mantém um dispositivo em prontidão para fazer face às ocorrências de emergência médica que possam surgir destes incêndios.

 

Assim, encontra-se uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) no IR de Proença-a-Nova, e mais duas SIV estacionadas nas Base Apoio Logístico da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em Castelo Branco. Neste Teatro de Operações (TO) encontra-se ainda um Oficial de Ligação da Equipa de Apoio para o Posto de Comando Operacional (EAPCO).

 

Conforme foi amplamente noticiado, um acidente com um veículo dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova provocou 7 feridos. Dois Bombeiros sofreram queimaduras graves no decorrer do combate ao incêndio e foram helitransportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra. Os restantes feridos permaneceram no local após observação médica.

 

Para este episódio em concreto o INEM mobilizou dois Helicópteros de Emergência Médica (HEM), uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) sediada em Avelar e ainda a Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) da Delegação Regional do Centro.

 

O INEM mantém ainda mais três SIV em prontidão 24 horas/dia, duas na Delegação Regional do Norte (DRN) e uma na Delegação Regional do Sul – Algarve (DRS-Algarve) para fazer face a qualquer ocorrência no âmbito do DECIR.

 

Todo o panorama respeitante aos IR encontra-se a ser acompanhado na Sala de Situação Nacional e através de um Oficial de Ligação do INEM no Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil (CNEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

imagem do post do INEM mantém dispositivo em prontidão para fazer face às ocorrências em Incêndios Rurais
Voltar