INEM SQPlus: Capacitação da Qualidade e dos Serviços do INEM

Designação do Projeto:  INEM SQPlus: Capacitação da Qualidade e dos Serviços do INEM

Código do Projeto: POCI-05-5762-FSE-000184

Objetivo principal: O projeto INEM SQPlus: Capacitação da Qualidade e dos Serviços do INEM visa permitir à organização, de forma célere e estruturada, a melhoria contínua da prestação de serviço ao seu cliente interno, seja ele INEM ou profissional de entidade parceira do SIEM, permitindo uma visão única e transversal toda a organização do serviço a prestar e efetivamente prestado, bem como prosseguir o compromisso claro de implementação de instrumentos de Gestão da Qualidade, estendendo o seu âmbito também às áreas de Segurança da Informação, Ambiental e Segurança e Saúde no Trabalho.

Região de Intervenção: Lisboa

Entidade Promotora: INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P.

Coordenação do Projeto: Carlos Correia

Data de Aprovação: 01-04-2018

Data de início: 01-04-2018

Data de Conclusão: 31-12-2019

Investimento Total Elegível: 245.418,24€

Incentivo Financeiro Total: 208.605,50€

Apoio financeiro da UE: FSE – Fundo Social Europeu

Objetivos: A conceptualização deste projeto e sua implementação visa sobretudo responder às seguintes necessidades de melhoria:

  • Desempenho dos serviços de suporte
  • Relação com os parceiros e entidades reguladoras
  • Competências das unidades de suporte ao nível da gestão da qualidade
  • Processos de decisão do Conselho Diretivo

Descrição do projeto:

O presente projeto visa implementar um conjunto de iniciativas segundo duas grandes linhas orientadoras:

• Modelo para a Gestão dos Serviços;

• Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde.

A primeira linha orientadora, Modelo para a Gestão dos Serviços, tem como o âmbito os serviços prestados ao cliente interno, profissional INEM ou profissional de entidade parceira do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), prestados pelas Unidades de Suporte e Logística:

• Gabinete de Sistemas e Tecnologias da Informação (GSTI);

• Gabinete de Gestão de Instalações (GGI);

• Gabinete de Logística e Operações (GLO).

A segunda linha orientadora, Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde, tem como âmbito:

• Ao nível da Segurança da Informação: a avaliação da segurança e resiliência dos Sistemas de Comunicação e Informação de Suporte ao CODU

• Ao nível do Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho: o desenvolvimento de uma abordagem adequada para a integração no Sistema de Gestão da Qualidade, de um Sistema de Gestão Ambiental e um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, com vista à certificação de toda a organização.

Atividades e resultados esperados:

AtividadeResultados Esperados
A1– Diagnóstico Detalhado e Desenho de Modelo para a Gestão dos Serviços de Assistência Técnica
Diagnóstico da situação atual, com a criação de um relatório sobre o estado atual do sistema de Gestão de Serviços, com foco na gestão de pedido e gestão de incidente;
Desenho de um novo Modelo de Gestão de Serviços obedecendo às melhores práticas internacionais, nomeadamente as frameworks ITIL, COBIT e o alinhamento com a norma para Gestão de Serviços IT ISO/IEC 20000, com a produção um plano de ação de implementação detalhado.
A2– Implementação do Modelo de Gestão de Serviço de Assistência Técnica suportados pelas Unidade de Apoio e Logística do INEMDesenvolvimento e implementação da Plataforma iPSAT-Plataforma de Serviços de Assistência Técnica – estruturalmente desenvolvida na ferramenta easyVista;
Produção de Manuais de utilização da Plataforma iPSAT;
Implementação funcional nas Unidades Orgânicas GSTI; GLO e GGI e acompanhamento por parte da equipa de desenvolvimento.
Realização de ações de promoção e divulgação da utilização da nova plataforma.
A3– Avaliação da Segurança e Resiliência do Sistemas de Comunicação e Informação de Suporte ao CODUAuditoria e Avaliação da segurança e resiliência dos Sistemas de Comunicação e Informação de Suporte ao CODU_iCARE/iTeams
Implementação das recomendações e resolução/mitigação das vulnerabilidades identificadas.
A4– Elaboração, Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST)Caracterização dos Processos e Procedimentos para Integração do SGA e SGSST com o SGQ;
Elaboração de Procedimentos específicos de Gestão Ambiental e Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho;
Auditorias Internas e elaboração de Relatório preliminar de auditoria;
Pré-Auditoria de Certificação.
Realização de ações de promoção e divulgação para sensibilização face às normas ISO 14001 e ISO 45001, respetivos processos, práticas e atividades.
A5- Auditoria e Certificação do SGA e do SGSSTObtenção na certificação do INEM nas normas ISO 14001 e ISO 45001.
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