CIAV – Centro de Informação Antivenenos

 

Designação do Projeto: CIAV – CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS
Código do Projeto: POCI-02-0550-FEDER-043939

 

Objetivo principal: No âmbito de atuação do CIAV – Centro de Informação Antivenenos – este projeto tem por principal objetivo implementar uma plataforma de produtos com ligação a um novo Portal Europeu, tendo em a uniformização deste Centro. Esta plataforma, através da simplificação e maior automatização dos processos, permitirá uma resposta mais rápida, detalhada e eficiente.

O CIAV, ao promover a implementação de um sistema de transformação digital irá assegurar significativos ganhos ao nível da eficiência da sua atividade, não só decorrentes da facilitação do acesso a dados em tempo real, que irão permitir uma efetiva gestão e otimização do serviço, mas também ao nível da melhoria da segurança da informação, evitando orientações erróneas e lentidão na capacidade de resposta à ocorrência.

Este projeto irá proporcionar aos/às utentes/cidadãos e aos/às profissionais de saúde uma maior eficiência na resposta às necessidades de emergência médica, assim como à indústria, quer a nível nacional como internacional, e permitirá assegurar a disponibilização da informação mais fiável entre a indústria, os serviços de saúde e os utentes/cidadãos.

 

Região de Intervenção: Lisboa
Entidade Promotora: INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P.
Coordenação do Projeto: Fátima Rato
Data de Aprovação: 19-03-2020
Data de início: 01-06-2020
Data de Conclusão: 31-08-2021
Investimento Total Elegível: 848.169,00€
Incentivo Financeiro Total: 483.032,25€
Apoio financeiro da UE: FEDER – Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional

 

Objetivos:

O CIAV constitui-se como um serviço único a nível nacional, especializado na área da toxicologia, que dá resposta a situações de urgência / emergência a profissionais de saúde e ao público em geral ao longo das 24 horas do dia, visando uma abordagem correta, eficaz e em tempo útil a doentes intoxicados.

Considerando o diagnóstico e as necessidades identificadas, este projeto visa atingir os seguintes objetivos:

  1. Otimizar e agilizar o acesso à informação veiculada pela indústria, com inegáveis reflexos na qualidade do serviço prestado e na eficiência da resposta, num serviço cuja atividade incide na resposta a situações de urgência /emergência;
  2. Tratar em detalhe a informação clínica e estatística do serviço, na perspetiva da identificação de riscos, adoção de medidas preventivas e enquanto suporte à elaboração de estudos e análise de casos clínicos;
  3. Potenciar e rentabilizar a atividade dos médicos do CIAV, com foco na atividade clínica, dirigida para a investigação, divulgação científica e a partilha de informação, tanto a nível nacional como em interação com outros centros de intoxicação a nível europeu;
  4. Poupar recursos humanos e materiais.

 

Descrição do projeto:

Compete ao CIAV o tratamento da informação veiculada pelas empresas, no sentido de permitir uma consulta rápida por parte dos médicos do serviço em resposta a situações de urgência / emergência na área da toxicologia.

Por sua vez, o CIAV constitui um organismo de consulta a nível nacional, no que às intoxicações diz respeito, este serviço é com uma grande frequência solicitado para a disponibilização de dados estatísticos e informação científica, por parte de instituições públicas e privadas, alunos do ensino secundário, ensino superior, mestrados, órgãos de comunicação social, enquanto detentor de dados estatísticos únicos, fiáveis e transversais ao País.

Para que o CIAV possa cumprir a sua missão revela-se fundamental a disponibilização, por parte da indústria, da informação referente à composição química, características físico-químicas e outras informações técnicas, dos produtos existentes no mercado.

Esta necessidade, comum a todos os Centros de Intoxicações Europeus, está consignada em legislação europeia e nacional, a qual define em que moldes (o quê e como) esta informação é disponibilizada, considerando que está sujeita a regras de confidencialidade.

Neste sentido, este projeto propõe-se desenvolver e implementar processos otimizados que permitam:

  • Abandonar práticas obsoletas de tratamento e arquivo da informação recebida das empresas no cumprimento da determinação legal de notificação de produtos;
  • Tratar a informação clínica do serviço de uma forma eficiente e cientificamente demonstrável, que permitam fundamentar medidas de prevenção, gerar informação clínica para os profissionais de saúde e aumentar a credibilidade do serviço junto do público em geral.

Estes novos recursos irão permitir uma resposta mais rápida, mais detalhada, mais eficiente, sedimentada na simplificação de processos, tão automatizados quanto possível, com inquestionáveis reflexos em termos de eficiência. Para os médicos do serviço o que será possível obter em ganhos de tempo, irá permitir o seu empenho na elaboração de estudos, protocolos, artigos de divulgação, ações de sensibilização e todo um conjunto de atividades que visam sensibilizar a população para a problemática das intoxicações e aumentar o conhecimento dos profissionais de saúde na área da toxicologia.

 

Atividades & Resultados Esperados:

Voltar