03-09-2020

COVID-19 | Atividade semanal: INEM efetua 2.002 transportes de casos suspeitos e recolhe 252 amostras biológicas

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou entre 24 a 30 de agosto 2.002 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2 e recolheu 252 amostras biológicas para análise à COVID-19.

 
Na última semana do mês de agosto o INEM transportou 2.002 utentes com sintomas compatíveis de infeção por SARS-CoV-2, mais 96 transportes que na semana anterior. Os meios afetos à área da Delegação Regional do Norte (DRN) efetuaram 779 transportes, os da Delegação Regional do Sul (DRS) 730. Na Delegação Regional do Centro (DRC) foram transportados 385 utentes e na Delegação Regional do Sul – Algarve, 108. Desde o dia 1 de março foram transportados 40.457 utentes com suspeita de infeção com o novo coronavírus. A definição de caso suspeito de COVID-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor¸ qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

 
As equipas de recolha de colheitas de material biológico para análise à COVID-19 do INEM realizaram entre os dias 24 a 30 de agosto 252 colheitas. Houve um aumento de 105 colheitas efetuadas por estas equipas neste período em comparação com a semana anterior. Estas equipas são constituídas por dois enfermeiros(as) que efetuam a recolha de material biológico no local onde se encontram os utentes, reduzindo as deslocações e, consequentemente, a possibilidade de novos contágios. Trabalham em colaboração com as Autoridades de Saúde e são ativadas através da Sala de Situação Nacional do INEM, que se encontra a trabalhar desde o inicio de março e a acompanhar e coordenar a atividade do INEM na resposta à COVID-19.

 
No dia 30 de agosto não havia registo de qualquer trabalhador ou colaborador diagnosticado com COVID-19. Na mesma data, registavam-se três profissionais em isolamento profilático e 2 sob vigilância da Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos do INEM.

 
O INEM recorda que o novo coronavírus continua a circular e que depende de cada um de nós travar esta pandemia. Seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde é fundamental.

 
Colabore!
Em caso de emergência, ligue 112.

imagem do post do COVID-19 | Atividade semanal: INEM efetua 2.002 transportes de casos suspeitos e recolhe 252 amostras biológicas
Voltar