02-09-2020

STAYAWAY COVID: aplicação para rastreio da infeção por COVID-19 já está disponível

Já é possível utilizar a aplicação para smartphones que permite identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com COVID-19, podendo ser descarregada a partir da App Store e da Google Play. A STAYAWAY COVID foi oficialmente apresentada ontem, 1 de setembro, pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e pela Ministra da Saúde, Marta Temido, no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

 

A utilização da app STAYAWAY COVID é voluntária, gratuita e anónima, e tem como objetivo funcionar como uma ferramenta complementar para conter a expansão da pandemia da COVID-19.

 

Uma vez instalada a aplicação, e com a funcionalidade Bluetooth ligada, o telemóvel anuncia a sua presença a todos os dispositivos próximos usando identificadores aleatórios que não revelam identidades pessoais. A informação partilhada entre dispositivos permite à STAYAWAY COVID saber de que telemóveis o utilizador esteve perto, quão perto e por quanto tempo. No caso de identificada uma exposição de alto risco, o utilizador recebe na sua aplicação um alerta a informar que esteve em contacto com alguém a quem foi diagnosticada COVID-19.

 

Quando não há registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da app apresenta uma cor verde que mudará para o estado amarelo sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada COVID-19.

 

A Organização Mundial de Saúde sugere que, contactos a menos de 2 metros e por mais de 15 minutos com alguém portador de COVID-19 sejam considerados com elevado risco de contágio.

 

A Direção-Geral da Saúde é a entidade responsável por gerir o sistema e garantir que o tratamento de dados respeita a legislação europeia e nacional. Todos os requisitos, recomendações e orientações da Comissão Nacional de Proteção de Dados foram consideradas e acolhidas. Só são partilhados os códigos das pessoas infetadas, que não permitem identificá-las, que queiram avisar aquelas com quem estiveram em contacto.

 

Para mais informações sobre a STAYAWAYCOVID, aceda a stayawaycovid.pt.

imagem do post do STAYAWAY COVID: aplicação para rastreio da infeção por COVID-19 já está disponível
Voltar