12-08-2020

INEM, Bombeiros e GNR promovem formação em Biossegurança em Ambiente Lar

Decorreu nos passados dias 23, 24 e 27 de julho o “1º Curso de Biossegurança em Ambiente Lar | Do controlo de infeção à intervenção” dirigido à Câmara Municipal de Cascais. Promovido pelo INEM, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR (GNR-UEPS), o curso teve como principais objetivos contribuir para:

  • a melhoria da Prevenção e Controlo de Infeção nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e Lares;
  • melhoria da Atuação das Equipas dos Serviços Municipais que durante a resposta à Pandemia tiveram e ainda se mantêm no terreno a realizar procedimentos de limpeza, desinfeção e descontaminação preventiva de instalações municipais, instituições e veículos;
  • garantir uma atuação segura para os operacionais, profissionais das instituições, utentes, famílias e ambiente.

 

Nesta primeiro edição do curso, os formandos tiveram acesso a um conjunto diversificado de informações sobre prevenção e controlo de infeção, mas também a uma forte componente prática relacionada com as ações que podem ser aplicadas no terreno para essa mesma prevenção e controlo de infeção. Foram criados pela equipa de formação diversos contextos e cenários com necessidade de aplicação de ações e procedimentos de descontaminação, sempre com recurso às técnicas e procedimentos mais adequados a cada cenário, sem nunca descurar a segurança para prevenir o risco biológico e químico associado a esta atividade.

imagem do post do INEM, Bombeiros e GNR promovem formação em Biossegurança em Ambiente Lar
Voltar