Parabéns INEM
“Nasceu” a 3 de agosto de 1981. Foi criado para instalar e gerir um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) para prestar, a todos os cidadãos vitimas de acidente ou doença súbita, cuidados de emergência médica pré-hospitalar de forma estruturada. Teve como primeiro presidente o cardiologista Francisco Rocha da Silva. O Instituto Nacional de Emergência Médica comemora hoje 39 anos.
Desde a primeira hora que estabeleceu parcerias com outras entidades, nomeadamente Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa e ministrou formação aos diversos intervenientes no Sistema.
Foi evoluindo, e passados 10 anos da sua fundação, em 1991, sob a presidência de Joaquim Brás, é inaugurado o segundo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) na cidade do Porto, três anos após a abertura do primeiro CODU em Lisboa. A esta data, para aceder ao CODU, ainda se discava o número 115. Em 1991 entram em funcionamento duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) nos hospitais de Cascais e São Francisco Xavier, dois anos após a primeira VMER ter iniciado funções.
Após 20 anos de funcionamento, corria o ano de 2001, entra em funcionamento a Via Verde do Acidente Vascular Cerebral na zona Norte do país. O especialista José França Gouveia torna-se presidente do INEM. Foi também em 2001 que entrou em funcionamento a VMER no Hospital do Barlavento Algarvio. É criado o Gabinete de Informação do INEM e, em novembro, entra em funcionamento a primeira página na internet do INEM. Entretanto, já o país era servido por quatro CODU e o 115 passava a 112, Número Europeu de Emergência. A rede de VMER crescia e foi criado um serviço de helicópteros de emergência médica, inicialmente com duas aeronaves, sediadas em Tires e no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.
Trinta após a fundação do INEM, em 2011, a rede de Desfibrilhação Automática Externa era uma realidade na generalidade dos parceiros do SIEM. O INEM criou Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), contratou Técnicos e Técnicas de Ambulância de Emergência (TAE), que passam a tripular, para além de ambulâncias, Motas de Emergência Médica (MEM). Nesta década o INEM implementou o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) dirigido à população e aos profissionais do SIEM, e deixa de ser branco para adotar o amarelo RAL 1016. Todas as chamadas 112 referentes à saúde passam a ser atendidas e tratadas por profissionais de saúde com formação específica, num dos quatro CODU das quatro Delegações Regionais. O INEM fica responsável pela assistência pré-hospitalar no EURO 2004 e envia diversas equipas para Timor-Leste, integradas nos contingentes da GNR na sequência do processo de independência daquele país. Presta auxilio em diversos cenários de catástrofes internacionais, como no grande sismo em Bam, no Irão.
Volvidos 39 anos, os TAE passaram a ser Técnicos e Técnicas de Emergência Pré-hospitalar (TEPH). Os meios operados diretamente pelo Instituto continuaram a sua trajetória de expansão, passando o INEM a contar com quatro HEM, 44 VMER, 40 SIV, 56 AEM, 4 UMIPE, 4 TIP e 8 MEM. Todos os concelhos de Portugal continental contam com pelo menos um Posto de Emergência Médica. O INEM vê o seu Hospital de Campanha reconvertido em EMT, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e integrado no Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Dois dias após este reconhecimento, é enviado na sua primeira missão internacional para Moçambique. Viu, infelizmente, quatro dos seus perderem a vida em serviço, num trágico acidente de helicóptero nas serras de Valongo. O primeiro e único acidente registado neste serviço ao longo de mais de 30 anos.
Muitos mais exemplos poderiam ter sido referidos. Afinal, foram 39 anos de crescimento, evolução, de mais e maiores projetos para fazer melhor pelos cidadãos. Muitas histórias para contar e muitas vidas salvas.
MUITO OBRIGADO a todos(as) os(as) que contribuíram e contribuem para contar esta maravilhosa história.
Parabéns ao INEM. Parabéns a nós!
