29-07-2020

INEM forma operacionais médicos para tripular VMER

O Centro de Formação da Delegação Regional do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) concluiu, no passado dia 21 de julho, mais uma formação dirigida a 17 médicos e médicas de diversas unidades hospitalares da região norte do país, para poderem tripular Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).

 

Os Cursos VMER para médicos são obrigatórios para clínicos que queiram vir a integrar as equipas das VMER do INEM, pois permitem a consolidação de conhecimentos e a aquisição de competências na área da Emergência Médica Pré-hospitalar. Estas formação têm a duração de 74 horas e são constituídas por cinco módulos formativos que vão desde o Suporte Avançado de Vida (SAV), Traumatologia, Emergências Médicas, Emergências Pediátricas e Obstétricas e Transporte de Doente Crítico e Situações de Exceção.

 

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinas ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. A sua equipa é constituída por um Médico e um Enfermeiro e dispõem de equipamento de Suporte Avançado de Vida. As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e têm base hospitalar. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência.

 

Este foi o segundo curso VMER concluído este ano no Centro de Formação da DRN.

 

imagem do post do INEM forma operacionais médicos para tripular VMER
Voltar