28-07-2020

INEM e Associação Nacional de Estudantes de Medicina formalizam colaboração

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) assinaram, no inicio de julho, um protocolo de colaboração com vista à realização de estágios dos estudantes de medicina nos meios do INEM e à participação destes elementos em ações de masstraining de Suporte Básico de Vida (SBV).

 

A ANEM é uma federação que representa os estudantes de medicina das oito escolas médicas portuguesas. Nessa medida, celebrou com o INEM um protocolo que visa agilizar e formalizar a realização de estágios nos diversos meios de emergência do INEM contribuindo para uma melhor integração dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes, designadamente no âmbito da emergência médica pré-hospitalar e do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

 

O protocolo agora celebrado vai permitir também que os estudantes de medicina participem em ações de masstraining de SBV, reforçando a Bolsa de Monitores do INEM para estas ações. Estas ações de masstraining visam ensinar cidadãos de todas as idades sobre como atuar caso se deparem com uma vítima em paragem cardiorrespiratória.

 

Este protocolo prevê também a realização de diversos cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE), nas respetivas Delegações Regionais do INEM a estudantes de medicina.

 

Por fim, o INEM e a ANEM comprometem-se a promover e colaborar na realização de conferências e workshops na área da Emergência Médica.

imagem do post do INEM e Associação Nacional de Estudantes de Medicina formalizam colaboração
Voltar