Plano de Resposta do INEM no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais
O Plano de Resposta do INEM no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) foi atualizado para o biénio 2020-2022 e ativado no passado dia 1 de julho.
No respeito não só pela missão que é atribuída ao INEM na sua Lei Orgânica mas também pela Lei de Bases da Proteção Civil, torna-se necessário planear os cuidados de emergência médica para fazer face, de forma atempada, adequada e uniforme, às solicitações de intervenção deste Instituto quer no seu âmbito de atuação, quer através da ativação dos planos de emergência de proteção civil, para fazer face às ocorrências resultantes do DECIR.
O plano elaborado pelo INEM pretende também que exista uma monitorização ativa e permanente do Sistema Integrado de Emergência Médica durante o DECIR, de forma a que sejam precocemente identificadas falhas ou necessidade de compensação do sistema.
No âmbito do DECIR, o INEM coordena todas as atividades de saúde em ambiente pré-hospitalar, a triagem e evacuações primárias e secundárias, a referenciação e transporte para as unidades de saúde adequadas, bem como a operacionalização de Postos Médicos Avançados (PMA).
Compete também ao INEM a coordenação, triagem e o apoio psicológico a prestar às vítimas no local da ocorrência, com vista à sua estabilização emocional e posterior referenciação para as entidades adequadas, de acordo com a DON – DECIR, com os planos de emergência de proteção civil dos respetivos escalões, e as suas próprias disponibilidades.
No cumprimento das missões de apoio e assistência no âmbito dos incêndios rurais, o INEM articula-se:
• a nível nacional com o CNEPC;
• a nível Distrital com o CDOS;
• no local da ocorrência com o COS.
Dá sequência às missões solicitadas pelo CNEPC, de acordo com as suas disponibilidades.
Disponibiliza sempre que solicitado pela ANPC:
• um Oficial de Ligação ao CCON;
• um Oficial de Ligação aos CCOD;
• um Oficial de Ligação aos PCO.
O DECIR organiza-se e funciona de forma permanente sendo reforçado em conformidade com os níveis de empenhamento operacional em função da probabilidade de ocorrência de incêndios rurais e do estado de alerta do SIOPS ativado – estado normal (monitorização) ou estado de alerta especial (EAE).
Enquanto agente de proteção civil, o INEM tem um papel fundamental na prestação de cuidados de emergência médica em ambiente pré-hospitalar às populações afetadas ou na iminência de serem afetadas pelos fogo florestais, bem como aos bombeiros e outros agentes de proteção civil envolvidos no combate aos incêndios rurais.
