Mais 109 Técnicos de Emergência Pré-hospitalar habilitados a conduzir Ambulâncias
Terminou no passado dia 10 de julho um conjunto de oito Cursos de Condução de Ambulância ministrados aos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) contratados em abril de 2020. Centro e trinta e dois TEPH frequentaram esta formação obrigatória, que tem como objetivo capacitar os futuros condutores para conduzir veículos em marcha de emergência assinalada.
A “maratona” formativa de oito Cursos de Condução de Ambulância teve inicio a 11 de maio. Em cada curso, os formandos abordaram diversos módulos formativos que visaram habilitá-los a conduzir ambulâncias em marcha de emergência, sendo que para atingir esse objetivo, os formadores do Núcleo de Condução de Emergência (NuCE) do INEM transmitem um conjunto de técnicas que permitem aos condutores circular em emergência e, sobretudo, sem colocar em causa a segurança de todos os que utilizam as vias públicas.
Os módulos formativos abordam vários temas que vão desde aspetos comportamentais, controlo dinâmico de veículos em circuito fechado, até à condução em marcha de emergência assinalada. Estas formações têm um aumento gradual de dificuldade, sendo que ao longo do curso existem vários momentos de avaliação que poderão, em caso de não aprovação, ditar o afastamento dos formandos da restante formação. Este caráter eliminatório garante que só chegarão ao final do curso formandos que ficarão aptos a realizar uma condução em marcha de emergência assinalada, de forma autónoma e com total segurança.
Dos 132 formandos que frequentaram os diversos cursos de Condução de Ambulância, 109 obtiveram aprovação, tendo ficado habilitados a conduzir ambulâncias em marcha de emergência.
Este conjunto de oito formações teve ainda a particularidade de ser realizada em contexto de pandemia COVID-19, tendo sido distribuído a formandos e formadores o equipamento de proteção individual necessário. Foram igualmente reforçados os cuidados de limpeza e desinfeção das ambulâncias ao longo do curso.
