14-07-2020

Psicólogos do INEM colaboram com a IASC na tradução do documento “Aptidões Psicossociais Básicas – Um Guia para Profissionais na resposta à COVID-19”

O Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM colaborou mais uma vez com a Inter-Agency Standing Committee (IASC) na tradução para Português do documento Basic Psychosocial Skills – A Guide for COVID-19 Responders (Portuguese), tradução esta que foi revista e harmonizada com o Brasil.

 

Este Guia foca as competências interrelacionais na comunidade para lidar com o impacto da COVID-19 e aborda temas relevantes como o bem-estar dos profissionais, a comunicação nas interações do dia a dia, o apoio a pessoas que sentem stress, entre outros.

 

As aptidões básicas de apoio psicossocial estão no centro de qualquer intervenção de Saúde Mental e Apoio Psicossocial. Tais aptidões são, também, indispensáveis para muitos outros envolvidos na resposta à COVID-19, quer sejam profissionais de Saúde Mental ou não. Trata-se, assim, de um guia que se destina a todos os profissionais envolvidos na resposta à COVID-19.

 

Este Guia é um projeto do Grupo de Referência do Comité Permanente Inter-Agências sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias. O projeto foi apoiado por agências membro do IASC, conta com contributos de sobreviventes de COVID-19 e de profissionais envolvidos na resposta à COVID-19 de todos os sectores e de vários países. Todos responderam a um inquérito para ajudar a elaborar este guia e torná-lo relevante para a saúde mental e necessidades psicossociais.

 

A IASC é uma agência das Nações Unidas criada com o objetivo de definir prioridades, preparar respostas e políticas coerentes a situações de crises humanitárias.

imagem do post do Psicólogos do INEM colaboram com a IASC na tradução do documento “Aptidões Psicossociais Básicas – Um Guia para Profissionais na resposta à COVID-19”
Voltar