Covid-19 | Operação de rastreio do INEM a empresas e locais com fatores de risco na Grande Lisboa
Desde o passado dia 30 de maio, e ao longo dos próximos dias, decorre uma operação coordenada de rastreio de trabalhadores em empresas e locais de trabalho com fatores de risco na região da Grande Lisboa, no âmbito da estratégia traçada para prevenir e conter os riscos de contágio associados à Covid-19.
O foco principal incidirá em zonas com mais casos identificados e, em particular, em empresas e locais de trabalho com casos diagnosticados ou com fatores de risco associados.
Luís Meira, Presidente do INEM, participou na Conferência de Imprensa do Ministério da Saúde no passado dia 2 de maio, para dar conta do esforço de testagem do Instituto, explicando que o INEM está a testar trabalhadores de empresas de construção civil e funcionários de empresas de trabalho temporário.
Os profissionais do Instituto estão a trabalhar, em alguns casos “de manhã até bem depois da meia-noite”, num processo logisticamente complexo para o qual “as empresas têm manifestado grande disponibilidade”, indicou Luís Meira.
Esta operação é conduzida num esforço conjunto das autoridades de saúde, do INEM, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e do Instituto da Segurança Social (ISS).
