INEM disponibiliza formação online sobre COVID-19 a parceiros do Sistema de Emergência Médica
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disponibiliza desde o passado dia 20 de abril, na sua plataforma de ensino à distância, uma formação sobre a atuação em casos suspeitos de COVID-19. Esta formação, realizada através do modelo e-learning, destina-se aos operacionais do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa.
A formação “COVID-19 Precauções Básicas do Controlo de Infeção” é composta por aulas virtuais, vídeos sobre colocação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), documentação de apoio, teste de conhecimentos, questionário de avaliação e emissão automática de certificado, uma vez cumpridos os objetivos. Esta formação foi criada tendo por base as orientações técnicas emanadas pelas Autoridadades de Saúde e pelo Departamento de Emergência Médica do INEM.
Para além da construção dos conteúdos pedagógicos, houve necessidade de adaptar a plataforma aprender.inemip.pt para possibilitar o acesso aos parceiros Bombeiros e CVP, que se realiza através de auto-inscrição, seguindo as instruções contidas neste guia.
Para Teresa Pinto, diretora do Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) do INEM, este recurso às novas tecnologias de informação e formação foi um “passo de gigante, que irá permitir uniformizar a formação em todo o Sistema Integrado de Emergência Médica, sendo o ponto de partida para uma mudança de paradigma na formação ministrada pelo INEM aos seus colaboradores e parceiros. Depois da disponibilização de outros recursos pedagógicos, como os manuais de formação ou os vídeos das técnicas de trauma, a abertura desta plataforma ao SIEM e, num futuro próximo às entidades formadoras acreditadas, foi um passo lógico e que irá marcar o futuro da formação em emergência médica. Este passo só foi possível porque houve um trabalho concertado de toda a equipa do DFEM na criação dos produtos pedagógicos e, também, do Gabinete de Sistemas e Tecnologias de Informação (GSTI) que viabilizou o suporte da infraestrutura que aloja a plataforma aprender.inemip.pt.”
Desde segunda-feira, data em que foi concedido acesso aos parceiros do SIEM à formação “COVID-19 Precauções Básicas do Controlo de Infeção”, já se inscreveram 1100 formandos, tendo cerca de 400 concluído já a formação.
É fundamental que todos os operacionais se mantenham informados e atualizados quanto às normas e orientações emanadas pelos organismos competentes na área da saúde, nomeadamente a Direção-Geral da Saúde e o INEM.
Frequente esta formação!
