INEM apoia montagem de Hospital de Campanha em São Tomé e Príncipe
Profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontram-se a trabalhar em São Tomé e Príncipe há uma semana, para apoiar a resposta daquele país ao surto de COVID-19. A equipa do INEM encontra-se naquele território a pedido do governo são-tomense, integrando a resposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da União Europeia.
O trabalho desenvolvido pelos quatro profissionais do INEM durante esta primeira semana de missão consistiu em prestar apoio na montagem e materialização efetiva da estrutura de um Hospital de Campanha. Houve necessidade de avaliar as estruturas existentes e rever o seu planeamento para que fosse possível definir circuitos com segurança para os profissionais, utentes e restante comunidade.
Após quatro longos dias de trabalho, foi apresentada ao Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe a nova configuração do Hospital de Campanha, sendo que esta estrutura se encontra agora preparada para receber doentes suspeitos de COVID-19.
O trabalho em São Tomé e Príncipe vai continuar, em articulação com as entidades deste país, e cumprindo a missão atribuída aos profissionais do INEM pela OMS.
