Novos TEPH formados em Condução de Emergência
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontra-se a ministrar formação de condução de ambulâncias aos novos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) contratados em abril de 2020. Esta formação obrigatória é essencial para capacitar os futuros condutores de veículos de emergência com as ferramentas necessárias para a progressão no trânsito em marcha de emergência assinalada.
A formação de Condução de Ambulância é composta por diversos módulos formativos de componente teórica e prática. Numa primeira fase os formandos têm um módulo ministrado por um Psicólogo que enquadra no que concerne aos seus aspetos comportamentais, ensinando-os a prever e a lidar com atitudes que possam ser prejudiciais ao seu desempenho enquanto condutores. Posteriormente, têm formação teórica sobre controlo dinâmico de veículos e são sujeitos a formação prática em circuito fechado. Neste circuito são simulados diversos exercícios que colocam em prova a destreza dos formandos enquanto condutores.
Garantida e provada a destreza dos futuros condutores de emergência, são ensinados um conjunto de princípios e técnicas fundamentais para a condução de uma ambulância em marcha de emergência. Os formandos do INEM são acompanhados, a todo o momento, por formadores experientes que os orientam acerca da melhor forma de agir para transpor o trânsito de forma sistemática e, acima de tudo, em segurança!
A formação de Condução de Ambulâncias é apenas um dos módulos formativos que fazem parte do percurso formativo dos novos 125 TEPH contratados pelo INEM em abril de 2020.
