14-05-2020

INEM envia Equipa para São Tomé e Príncipe para apoio na resposta à COVID-19

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) mobiliza amanhã uma Equipa para São Tomé e Príncipe, para prestar apoio ao Ministério de Saúde deste país na resposta à pandemia de COVID-19. O envio desta equipa é feito sob a égide da Organização Mundial de Saúde (OMS), na sequência de um pedido realizado pelo Governo de São Tomé e Príncipe a esta Organização.
Esta missão tem a duração prevista de duas semanas.

 

A equipa do INEM tem como missão o apoio e suporte especializado ao Ministério da Saúde e ao Gabinete da OMS em São Tomé em Príncipe, na resposta à situação de Pandemia de COVID-19, de acordo com o pedido deste país e da OMS no âmbito da Iniciativa EMT (Emergency Medical Teams) e da Global Outbreak Alert and Reponse Network (GOARN).
A equipa do INEM é constituída por 4 profissionais, que respondem às valências solicitadas pela OMS:

  • 1 Médica Internista e Intensivista, com experiência em Gestão de Casos de COVID-19;
  • 1 Enfermeiro com responsabilidade de Coordenação de Equipas, Gestão Clínica e Logística;
  • 1 Enfermeiro com Especialidade de Enfermagem Comunitária, com formação e experiência na resposta à COVID-19 e membro da Comissão de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos (CPCIRA) do INEM;
  • 1 Técnico de Logística.

 

O INEM integra desde o inicio de 2019 as equipas EMT certificadas pela OMS. Estas equipas têm como missão a prestação de cuidados de saúde, garantido os padrões de qualidade definidos pela OMS em cenários de catástrofes, surtos ou outros cenários de emergências médicas.

 

A Equipa do INEM segue para São Tomé e Príncipe no âmbito de uma operação de apoio humanitário organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em articulação com a União Europeia, que visa contribuir para a redução da situação de vulnerabilidade em que o país se encontra, em resultado da atual crise pandémica, reforçando a sua capacidade de resposta aos impactos da doença COVID-19.

imagem do post do INEM envia Equipa para São Tomé e Príncipe para apoio na resposta à COVID-19
Voltar