13-05-2020

Aplicação do INEM iTEAMS já dispõe de uma ligação ao SNS24 para otimizar resposta ao Cidadão Surdo

Um intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP) fará a mediação entre o profissional de saúde do INEM e o utente surdo.
O iTEAMS (aplicação informática para registo clínico das vítimas) passou a integrar uma funcionalidade (identificada pelo ícone das duas mãos azuis) que permite aos(às) profissionais do INEM o recurso a um(a) intérprete de LGP em caso de necessidade de comunicar com a pessoa surda. Este contacto é feito através de videochamada, acessível também através de qualquer equipamento com ligação à internet e câmara, no website do SNS24, e liga o(a) cidadão(ã) surdo(a) a um(a) intérprete de LGP que fará a mediação entre a pessoa surda e o(a) profissional de saúde no local da ocorrência.

 

A comunicação entre o(a) intérprete e o(a) profissional de saúde tem também uma plataforma criada para essa funcionalidade.
Este serviço resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Federação Portuguesa da Associação de Surdos, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, à qual agora o INEM se associa para assegurar uma resposta mais eficaz dos(as) seus(suas) profissionais num contexto de comunicação com a pessoa surda em emergência pré-hospitalar.

imagem do post do Aplicação do INEM iTEAMS já dispõe de uma ligação ao SNS24 para otimizar resposta ao Cidadão Surdo
Voltar