12-05-2020

Dia Internacional do Enfermeiro

Assinala-se hoje, dia 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro. A Enfermagem tendo vindo a ganhar cada vez mais relevância no seio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tendo atualmente no seu quadro de pessoal 193 profissionais nesta carreira especial.

 

O ano de 2020 foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde como o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira. A efeméride tem como objetivo celebrar o 200.º aniversário da enfermeira inglesa Florence Nightingale, pioneira na especialidade que demarcou o seu lugar na história devido ao seu papel na Guerra da Crimeia. Pretende ainda assinalar o trabalho de todos(as) os(as) enfermeiros(as) e parteiras, concedendo especial destaque às condições que enfrentam. A defesa do investimento na área é também outro dos objetivos.

 

No INEM e na área do pré-hospitalar em concreto, os(as) Enfermeiros(as) fazem a diferença ao serviço das nossas Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e dos Helicópteros de Emergência Médica (HEM). Para além disso, estão ainda presentes em diversas outras áreas, como por exemplo o Departamento de Emergência Médica (DEM) ou a Unidade de Planeamento de Eventos, Protocolo de Estado e Gestão de Crises (UPPEC).

 

Neste dia tão importante, o Instituto não poderia deixar de agradecer e dar uma palavra de apreço, reconhecendo a importância que os(as) Enfermeiros(as) têm no nosso dia a dia.

imagem do post do Dia Internacional do Enfermeiro
Voltar