30-04-2020

Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Esta semana assinalou-se o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem um serviço interno de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), que tem como missão informar, consultar e incentivar a participação dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho.

 

As principais atividades deste serviço são planear a prevenção e avaliar os riscos; participar na elaboração do plano de emergência interno; colaborar na conceção e adaptação dos locais de trabalho a garantido que estes estão conforme os normativos aplicáveis; analisar as causas de acidentes de trabalho ou ocorrência de doenças profissionais; coordenar ou acompanhar auditorias e inspeções internas; análise estatística relativa à segurança e à saúde no trabalho.

 

O serviço de SST do INEM produziu adicionalmente manuais de movimentação de cargas com vista à prevenção de lesões músculo-esqueléticas e, mais recentemente, um conjunto de orientações sobre boas práticas em regime de teletrabalho, entre outros.

 

Considerando as áreas de atividade do INEM, o trabalho desenvolvido pelo serviços de SST revelam-se fundamentais já que são responsáveis pela adoção de comportamentos e normas que visam a redução e prevenção de acidentes.

imagem do post do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho
Voltar