23-04-2020

INEM contrata mais 125 Técnicos de Emergência Pré-hospitalar

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) finalizou o procedimento concursal, iniciado em 2019, para contratação de 125 novos profissionais para a Carreira Especial de Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH). A assinatura dos contratos de trabalho teve lugar na última semana.

 

Os 125 novos TEPH iniciaram no dia 20 de abril a formação prevista, tendo todo o processo formativo sido adaptado às contingências provocadas pelo surto de COVID-19. Os módulos de formação iniciais, que não contêm uma competente prática expressiva, vão ser realizados através de e-learning, e os módulos presenciais serão adaptados a esta nova realidade.
Prevê-se que a primeira fase do processo formativo esteja concluída até ao início do verão.
Os TEPH atuam no âmbito da emergência médica pré-hospitalar e são profissionais de saúde fundamentais da rede de emergência médica nacional, já que a sua ação pode ser determinante para a sobrevivência de vítimas de doença súbita ou de trauma.

 

Estes 125 novos profissionais vão reforçar o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e dos meios de emergência médica pré-hospitalar do Instituto, competindo-lhes, entre outras funções:

 

– O atendimento das chamadas recebidas nos CODU, respetiva triagem e aconselhamento telefónico, bem como o acionamento, acompanhamento e gestão dos meios de emergência médica, de acordo com os protocolos definidos e sob supervisão de um médico coordenador;
– A atuação em situações de emergência pré-hospitalar, aplicando os cuidados de emergência necessários à preservação da vida humana, da qualidade de vida e diminuição do sofrimento, no âmbito das suas qualificações;
– O cumprimento de protocolos de atuação de decisão médica com base na formação profissional adquirida.

imagem do post do INEM contrata mais 125 Técnicos de Emergência Pré-hospitalar
Voltar