15-04-2020

CODU reforçados com 21 novos Médicos Reguladores

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foram reforçados com 21 novos Médicos Reguladores, passando o CODU a contar com 80 Médicos. Estes profissionais integraram as escalas de trabalho das Centrais Médicas do INEM em janeiro, após conclusão do Curso de Médico Regulador e respectivos estágios. 

 

Os Médicos dos CODU do INEM desempenham um papel fundamental em todo o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) pois têm um papel regulador nas chamadas recebidas no CODU.

 

Entre outras funções, apoiam, do ponto de vista clínico, a triagem efetuada pelos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), realizando o acompanhamento clínico das diversas ocorrências, a ativação das Vias Verdes Coronárias e do Acidente Vascular Cerebral, a referenciação e o encaminhamento dos meios de emergência para as unidades de saúde mais adequadas, e promovendo a articulação entre os cuidados de saúde pré-hospitalares e hospitalares.

 

A entrada em funções destes Médicos Reguladores veio adicionar qualidade na resposta às cerca de 3500 chamadas de emergência recebidas nos CODU do INEM diariamente, reforçando desta forma o seu acompanhamento clínico.

imagem do post do CODU reforçados com 21 novos Médicos Reguladores
Voltar